Site do Cão

Como fazer com que o meu cão pare de comer as suas próprias fezes?

0

Como fazer com que o meu cão pare de comer as suas próprias fezes?

O hábito do cão comer as suas próprias fezes é muito mais raro do que o hábito de ele comer as fezes de outros animais. Este hábito é muito mais difícil de ser eliminado. O problema pode ter a ver com uma deficiência nutritiva. Neste caso o melhor é falar com o veterinário para analisar e verificar se o cão está a ter a alimentação correcta. No entanto existem outras causas, pois este comportamento também pode ser causado por imitação ou ansiedade. Por imitação queremos dizer que o cão ao vê-lo limpar as suas fezes pode querer tentar fazer o mesmo. Como o cão não sabe como pôr as fezes num saco e posteriormente colocá-lo  no lixo, ele usa a única maneira possível para ele de executar esta missão: que é comê-las. Você pode mesmo ter ensinado inconscientemente o seu cão a comer fezes. Como é isto possível? Quando ralha com o cão por ter defecado em casa, ele para evitar que fique zangado com ele ou para evitar que o castigue, pode tentar ocultar as fezes, comendo-as. Assim o dono fica feliz e não ralha com ele. Outra causa muito comum deste comportamento é a ansiedade. Cães que passam grande parte do dia sozinhos ou confinados a espaços apertados, sem distracções, podem vir a adquirir este desagradável hábito.

O primeiro a fazer, como já referimos acima, é consultar um veterinário para verificar se o cão está a ter uma dieta adequada, e de qualidade. No fundo queremos eliminar aqui a hipótese da existência de qualquer problema fisiológico. Colocar vinagre ou algum tipo de repelente comercial sobre as fezes pode contribuir para tornar este comportamento mais raro.

Uma coisa que não deve fazer é apanhar as fezes na presença do cão. Aguarde que o seu cão saia do local para as recolher. Várias vezes por dia, leve o seu cão ao local onde este deve defecar, e premeio-o ou dê-lhe um carinho quando ele fizer as necessidades no local certo.

Resumidamente eis o que deve fazer:

1. Leve ou consulte um veterinário para determinar se a causa do problema não é nutricional.

2. Aumente o teor de proteínas na comida do cão ou adicione na ração algum produto que altere a sua composição de modo a que o cão fique desagradado se as tentar ingerir.

3. Não deve recolher as fezes se o cão estiver presente e coloque vinagre ou outro produto como alguns repelentes (que se usam para evitar que os cães mordam a mobília) na comida do cão. Assim este não irá comer as necessidades até que as possa remover do local.

 

 

30 de Agosto de 2013 |

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vantage Theme, business directory software, powered by WordPress.